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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

se não é corrupção, então o que é?

17.04.10, Paulo Prudêncio

 

Foi daqui.

 

 

 

Aprendi com o filósofo Karl Popper, autor de "Sociedade Aberta", que uma teoria científica só é verdadeira se for refutável. Na altura, esta afirmação foi-me surpreendente mas a vida tem-me ensinado que o pensamento de Popper aplica-se também noutras áreas.

 

Lembrei-me da evidência popperiana por sermos confrontados há tempo demasiado com os desvios financeiros da sociedade portuguesa e com os tão badalados, e para nomear apenas os mais recentes, BPN, "Submarinos", "Face Oculta" ou mesmo Freeport. Lemos e ouvimos as suspeitas mais conhecidas: financiamento partidário, enriquecimento ilícito e tomada do aparelho de estado por parte dos partidos políticos do denominado bloco central ou mesmo do arco-do-poder. E a questão que coloco, para além do natural perigo que corre a nossa democracia, é muito simples: se não é corrupção, então o que é?

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