Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

da escola armazém

12.06.09

 

 

O blogue de Ramiro Marques tem uma entrada, aqui, sobre a escola a tempo inteiro no primeiro ciclo do ensino básico que tem alguns aspectos muito relevantes.

 

O título do post diz assim: "CNE edita livro "Organização do Trabalho Escolar no 1º CEB". Escola a tempo inteiro ou prisão a meio tempo?"

 

"(...)Dos relatos, destaco: "Nalguns casos, temos meninos que entram na escola às 7:30 e saem de lá às 19:00, o que é terrível, como devem calcular". Ou: "Além das AEC, existem ainda as chamadas Actividades de Apoio à Família...como forma de resposta aos pais que não têm onde deixar os educandos, entre as 8:00 e as 9:00 e entre as 17:30 e as 19:30. Temos um grande número de crianças que estão na escola desde as 8:00 até às 19:30".
Que bem-estar pode estar reservado a crianças que passam quase 12 horas dentro de uma escola? É isto a Escola a Tempo Inteiro? Talvez fosse mais rigoroso chamar-lhe "prisão a meio tempo".
O livro é muito interessante porque se baseia em depoimentos de professores que estão nas escolas e não nos gabinetes das DREs ou da DGIDC."