Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

primeira nota

07.06.09

 

 

(encontrei esta imagem aqui)

 

 

 

Nesta alturas só me apetece festejar. A luta dos professores tem sido extremamente difícil e conheço muitos professores que têm lutado de modo isolado e muito corajoso nas suas escolas; é a esses que presto a primeira homenagem.

 

Hoje estou a viver um dia inesquecível. Recordo-me, e embora reconheça o alcance muito menor do momento presente, a vitória histórica de B. Obama. Passei uma madrugada de olhos bem emudecidos a ver imagens que recordarei para sempre. Na altura, alguns dos mais sofisticados e cépticos alimentavam alguma apreensão com o futuro. Não me importei com nada disso. O tempo encarregar-se-á de avaliar o comportamento do 44º presidente dos Estados Unidos da América. Foi lindo, histórico e isso chegou-me.

 

Hoje, sei que os professores venceram uma pequena parte da sua justa luta em Portugal. Deram um forte contributo para esta primeira derrota das políticas Educativas deste governo. Nem me interessa quem ganhou as eleições por aqui - não foi com o meu voto - ou pela conservadora Europa. Aliás, no nosso país perderam as políticas de direita praticadas por um partido político que se legitimou como uma força da esquerda democrática. Só que depois fez o que se sabe e nem tudo foi em nome de qualquer agenda de contenção financeira. Na Educação perpetrou um ataque sem precedentes ao poder cívico e democrático das escolas; é principalmente contra isso que luto e que lutarei.

 

Resta ao que sobra de esquerda no partido que suporta o actual governo tirar as sua ilações. Como é que isso se faz?

 

Voltando às homenagens. São tantos os que quero recordar que tenho receio de esquecer algum. Todavia, sei que todos estaremos de acordo se salientar dois enormes lutadores que fizeram da web 2.0 o seu mais poderoso argumento. Faço-o, linkando as suas primeiras entradas alusivas a este momento. Subscrevo ambas e significo-lhes o mais fraterno dos abraços.

 

Paulo Guinote aqui. (Yes, I Think, we can)

 

Ramiro Marques aqui. (Os derrotados e os vencedores)

 

Bem hajam. Parabéns a todos os resistentes e viva a liberdade e a democracia. A luta continua e a sinfonia completar-se-á em breve.

2 comentários

  • Bonito. Muito bonito. Com professor só lhe posso manifestar o meu mais sincero obrigado pela lição e pela lucidez.

    Chantal Mouffe é, para mim, um clássico. "O regresso do político" exige-me leituras repetidas. Faz muito bem à alma e à razão.



  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.