Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

professor bartleby (3)

14.05.09

 

(Alain Refalo, o professor francês

que desencadeou o processo

de desobediência civil)

 

 

 

Iniciei a rubrica do professor Bartleby com a ideia de homenagear a personagem retratada por Herman Melville e de a associar à firme disposição de dizer não por parte de muitos dos professores portugueses. Estava longe de imaginar que Alain Refalo, um professor francês, desencadeava no seu país um processo de desobediência civil. 

 

É uma questão por discutir: nas democracias e nos estados de direito.

 

Recebi um email com as explicações do corajoso professor. Colo-as de seguida. Os mais interessados podem ler o texto completo aqui.

 

"A acção que desencadeei através da carta que dirigi ao meu inspector, na qual o informo de que, em consciência, me recuso a obedecer a determinadas decisões ou recomendações emanadas superiormente no início do ano lectivo, foi uma acção cuidadosamente ponderada. Ao mesmo tempo, reflecte situações já antigas pois, nos últimos meses, tivemos muitas reuniões, dedicámos tempo a discutir com colegas e com pais de alunos, onde analisámos o conjunto das medidas ou reformas que nos caíram em cima, reformas para as quais nunca fomos ouvidos nem achados e que, consideradas de uma ponta à outra, concluímos que iriam conduzir ao desmantelamento da educação nacional.(...)"