Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

assalto ao conselho executivo de santo onofre (7)

13.04.09

 

 

Estive uns dias fora da rede. Acompanhei o que se estava a passar com o agrupamento de escolas onde sou professor mas tinha-me decidido a não postar no correntes em tempo real. Há, portanto, algumas questões que podem ter ficado fora de agenda neste tempo tão rápido e inaudito.

 

Houve um detalhe no processo de "assalto" a Santo Onofre que ainda não tive oportunidade de referir.

 

Soube-se, ainda no início desta coisa, que dois dos elementos da comissão administrativa provisória (CAP) são dirigentes da FNE. Percebi, uns dias depois, que havia mais um elemento da CAP que integrava uma das listas concorrentes às eleições no sindicato de professores da grande Lisboa (SPGL). Disseram-me que o tinham retirado das listas.

 

Pois bem. Já li por aqui diversos comentários de pessoas ligadas às estruturas sindicais que advogam o direito dos dirigentes sindicais pertencerem aos órgãos de gestão das suas escolas. Não vejo nenhum problema aí, mas parece-me que a partir da tomada da nova posse devem cessar as suas funções nos sindicatos.

 

Mas no que ao "assalto" em apreço diz respeito, e depois de se conhecer as inúmeras recusas de pessoas que consideraram que este processo de ocupação era de legalidade duvidosa e claramente lesivo da propalada autonomia das escolas, não era de esperar que dirigentes, ou candidatos a, sindicais se oferecessem para semelhante martírio. Por mais que se argumente com a juventude de alguns dos visados, esperava-se outra idoneidade dos mais experientes que os convidaram. É que o tempo passa e as marcas ficam. E mais: isto é muito mau para a saúde das democracias e para a estimulação do nobre exercício de cidadania que tanta falta nos faz; são exemplos muito negativos para afirmação do movimento sindical, embora se tenha de registar o diferente comportamento das centrais sindicais em causa.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.