Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

por onofre (12)

10.04.09

 

No meio do infernal volume de mails que entretanto deram entrada na minha caixa de correio, quero salientar uns quantos que cruzam informação e que revelam não só um entendimento como uma tomada de posição comum em relação à destituição do conselho executivo de Santo Onofre. Estou a referir-me aos mails dos movimentos de professores e aos que me levam a consultar os sítios da internet do SPGL.

 

Ficamos a saber que para o próximo dia 14 de Abril, pelas 18h00, está marcada uma concentração em frente à Escola Básica Integrada de Santo Onofre.

 

O Comunicado que vai ler a seguida é enfático, e muito bem, parece-me, em relação ao projecto da escola, mas importa reforçar que há uma importante componente jurídica neste imbróglio (ou trapalhada, para se ser mais claro) que consiste na destituição de órgãos executivos com mandatos por cumprir. Esperam-se importantes desenvolvimentos nesta última matéria.

 

 

 

Porque o essencial de uma Escola é o seu projecto pedagógico

 

Solidariedade com o agrupamento de Santo Onofre - Caldas da Rainha.

O afastamento compulsivo do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, operado pela DRELVT, tem uma única causa: o Ministério da Educação entende que as escolas devem cumprir os objectivos do próprio ministério, Santo Onofre privilegiou os interesses dos seus alunos e dos seus professores.

Este é o conflito.

O afastamento compulsivo do Conselho Executivo deste agrupamento é um monumento ao respeito pela burocracia sem sentido e um atentado à tão apregoada autonomia das escolas.

Em nome da burocracia, o ME ameaça destruir uma Escola que se distingue pelo seu projecto inovador e criativo.

Os professores do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre merecem todo o nosso apoio e a nossa solidariedade. Por isso, a Direcção do SPGL apela aos docentes e convida a comunidade educativa abrangida pelo agrupamento para uma Concentração, às 18h00 do próximo dia 14 (1º dia de aulas do 3º período) junto à Sede do Agrupamento EBI de Santo Onofre

A Direcção do SPGL

5 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Nuno Marques

    12.04.09

    mas fiquei sem resposta caro amigo, sera a minha presença desejada por vós? espero resposta
  • Contamos contigo Nuno.

    Aquele abraço.

  • Sem imagem de perfil

    maria.manifestante

    13.04.09

    Contem comigo na manif - vou vestida de vermelho e verde para contrariar o luto que alguns de vós têm vindo a usar em sinal de protesto.
    Aprecio todas as acções que impliquem romantismo e que caracterizam alguns dos que pensam que o tempo do PREC volverá.
    Pensava eu que no séc. xxI este lirismo já tivesse passado, mas para espanto meu ainda permanece arreigado nalgumas cabecitas ditas bem pensantes.
    Continuem com essas posições que irão longe.
    Força na manif e contem comigo bem longe daí quer em corpo quer em espirito.
    [Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

    Contem comigo na manif - vou vestida de vermelho e verde para contrariar o luto que alguns de vós têm vindo a usar em sinal de protesto. <BR>Aprecio todas as acções que impliquem romantismo e que caracterizam alguns dos que pensam que o tempo do PREC volverá. <BR>Pensava eu que no séc. xxI este lirismo já tivesse passado, mas para espanto meu ainda permanece arreigado nalgumas cabecitas ditas bem pensantes. <BR>Continuem com essas posições que irão longe. <BR>Força na manif e contem comigo bem longe daí quer em corpo quer em espirito. <BR class=incorrect name="incorrect" <a>SAbem</A> como é que diz o outro "quem tem .. tem medo. Mas medo de quê? <BR>Quantos são... quantos são.... dizem que são poucos e cobardes.... escrevem, escrevem e só dizem asneira... ainda se não dissessem nada é que era bom, pelo menos evitavam poluição. <BR>Cumprimentos <BR>A professora <BR>
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.