Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

por onofre (12)

10.04.09

 

No meio do infernal volume de mails que entretanto deram entrada na minha caixa de correio, quero salientar uns quantos que cruzam informação e que revelam não só um entendimento como uma tomada de posição comum em relação à destituição do conselho executivo de Santo Onofre. Estou a referir-me aos mails dos movimentos de professores e aos que me levam a consultar os sítios da internet do SPGL.

 

Ficamos a saber que para o próximo dia 14 de Abril, pelas 18h00, está marcada uma concentração em frente à Escola Básica Integrada de Santo Onofre.

 

O Comunicado que vai ler a seguida é enfático, e muito bem, parece-me, em relação ao projecto da escola, mas importa reforçar que há uma importante componente jurídica neste imbróglio (ou trapalhada, para se ser mais claro) que consiste na destituição de órgãos executivos com mandatos por cumprir. Esperam-se importantes desenvolvimentos nesta última matéria.

 

 

 

Porque o essencial de uma Escola é o seu projecto pedagógico

 

Solidariedade com o agrupamento de Santo Onofre - Caldas da Rainha.

O afastamento compulsivo do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre, operado pela DRELVT, tem uma única causa: o Ministério da Educação entende que as escolas devem cumprir os objectivos do próprio ministério, Santo Onofre privilegiou os interesses dos seus alunos e dos seus professores.

Este é o conflito.

O afastamento compulsivo do Conselho Executivo deste agrupamento é um monumento ao respeito pela burocracia sem sentido e um atentado à tão apregoada autonomia das escolas.

Em nome da burocracia, o ME ameaça destruir uma Escola que se distingue pelo seu projecto inovador e criativo.

Os professores do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre merecem todo o nosso apoio e a nossa solidariedade. Por isso, a Direcção do SPGL apela aos docentes e convida a comunidade educativa abrangida pelo agrupamento para uma Concentração, às 18h00 do próximo dia 14 (1º dia de aulas do 3º período) junto à Sede do Agrupamento EBI de Santo Onofre

A Direcção do SPGL

6 comentários

Comentar post