Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

rss da educação (21)

24.03.09

 

 

(encontrei esta imagem aqui)

 

 

 

Cinco por cento dos horários do 3º ciclo não respeitam pausa para almoço 

 

 

Enquanto houver regime de desdobramento escolar (turmas da manhã e turmas da tarde) associado à sobrelotação dos espaços por excesso de alunos, até é espantoso como é que ficamos por apenas cinco por cento. Isto para já não falar do excessivo número de alunos por turma. Temos um longo caminho a percorrer; isso é  certo e seguro. O que importa é que conheçamos o trajecto e sejamos capazes de estabelecer metas de longo prazo claras e inequívocas. Quais? As três que acabei de enunciar, por exemplo.

 

Dia do Estudante: Organizadores culpam regime de faltas pela fraca adesão aos protestos

 

Então e o fim-de-semana? Sou da opinião que o limite da faltas injustificadas que um aluno pode registar por disciplina (o número de aulas semanais a multiplicar por três) é exagerado. A multiplicar por um ou por dois é já um regime de excepção discutível. Estou a falar de faltas injustificadas. A justificação de faltas deve ficar ao critério de cada director de turma. Haverá escolas onde, e se o caminho que estamos a percorrer estiver para durar, ter-se-á de aplicar multas financeiras aos encarregados de educação que justifiquem faltas por dá cá aquela palha. Há escolas na Europa onde isso já acontece.

 

Ensino profissional está a ser usado para “mascarar insucesso”, denuncia Fenprof

 

Também serve para isso; obviamente.

 

Ministério estima gastar 600 mil euros com horas extraordinárias irregulares e horários mal atribuídos

 

Tanta desconfiança nas escolas que depois dá nisto. De tanto se querer sustentar, com circulares sobre circulares, o propalado rigor centralista, depois ninguém se entende nem se consegue melhor do que isto. Estamos pior neste domínio, por incrível que pareça. E se isto é para os tais de "spindoctor" insinuarem sei lá o quê, é bom que se diga que estes valores comparados com as derrapagns financeiras que por aí pululam são uma ninharia.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.