Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

designação

24.02.09, Paulo Prudêncio

 

 

(fui buscar a imagem aqui)

 

 

Leio alguma da argumentação defensora do modelo de gestão escolar proposto pelo governo do partido socialista; reparo na tónica em relação à designação de "director versus presidente" como uma ideia que não deve amedrontar as consciências e levantar fantasmas antigos.

 

Sabemos do valor do significado das palavras. Mas na minha argumentação nunca tal foi tido em consideração. Basta-me apresentar o fim das eleições directas como um argumento decisivo e que já detalhei noutras entradas sobre o assunto: o director é escolhido por concurso - embora depois tenha aparecido uma variante em que ao concurso se acrescenta uma eleição no seio dos conselhos gerais - e selecciona as lideranças intermédias que deixam, por isso, de obedecer à legitimidade democrática. E isso é muito grave. É caso para perguntar: quem tem medo da democracia directa?

 

E claro, há mais, muito mais, para escrever.