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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

e ainda os objectivos - agora os impressionáveis

18.02.09, Paulo Prudêncio

 

 

 

 

Ora leia o informativo que se segue, se estiver para isso, claro. Os bolds são da minha responsabilidade. Diria assim: ainda a excrescência dos objectivos, agora numa nova versão: os objectivos impressionáveis.


Informativo-Notícia 2009-02-17 19:41:00 - jornal Público.


Presidentes de Conselhos Executivos denunciam "pressão" do Ministério da Educação
"Não vejo que utilidade possa ter essa informação para a DREC ou para o Ministério da Educação", disse, quando contactada pelo PÚBLICO, Isabel Le Gué, presidente do Conselho Executivo (PCE) da secundária Rainha D. Amélia, de Lisboa, considerando que o objectivo "só pode ser pressionar, no pior sentido". 

Contesta, em concreto, aquela pergunta, enviada, pelo menos às escolas da Região Centro, no âmbito de um inquérito em que se pedem, também, o número de professores que entregaram objectivos, o dos que os não entregaram, o dos que requereram avaliação científico-pedagógica e avaliador do próprio grupo disciplinar e ainda o daqueles que pediram dispensa de avaliação. 

"Que relevância tem a posição do PCE em relação aos que não entregaram os objectivos individuais? Infelizmente, só posso interpretar a pergunta como uma manobra intimidatória, como forma de levar os PCE a agirem - não com o propósito que devia ter qualquer avaliação, a de melhorar o desempenho dos avaliados - mas sim por medo de serem prejudicados", reagiu Isabel Le Gué.

Na sua perspectiva, a intenção "poderá ser impedir o movimento [de PCE contestatários] de crescer. "Somos muitos, mas podemos vir a ser muitos mais e penso que esta será uma maneira de nos tentarem silenciar", acusou.

O PÚBLICO contactou um elemento da assessoria de imprensa do Ministério da Educação, que se escusou a comentar a denúncia, alegando que "é momento de avaliar e não de comentar assuntos relacionados com a avaliação".

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