Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

outras lutas

20.02.09

 

 

 

 

 

 

Discute-se a possibilidade do casamento civil dos homossexuais. Da minha declaração de interesses, sou heterossexual, nada de substancial se deve retirar para o caso. Mas afirmo-o pela mais banal das razões: gostava de viver numa sociedade em que todos o pudessem fazer com a mesma naturalidade como eu o faço. E não tem sido assim. E é trágico que isso se continue a passar.

 

Tenho ideia que em primeiro lugar é uma questão de dignidade de cada um dos seres humanos: creio que a orientação sexual é um detalhe identitário.

 

Mas o acesso ao casamento civil por parte dos homossexuais é também uma questão de liberdade e de igualdade. O direito de constituir família com quem se entende não é, de modo nenhum, um dado desprezível. Bem pelo contrário. E se estes argumentos já eram suficientes para declarar o meu sim, convicto e inabalável à decisão, há ainda outras questões que não esqueço: lidei de perto, e ao longo da minha vida profissional, com jovens alunos que indicavam uma orientação homossexual; e assisti a fenómenos de brutal exclusão. A ideia do casamento civil de todos os que o queiram fazer ajudará também, e muito, na ultrapassagem desses colossais constrangimentos à sã convivência social. Não tenho dúvidas disso.

 

A exemplo do fim da escravatura ou do racismo, é tempo de pormos termo a mais uma etapa decisiva na luta pelos direitos cívicos.

2 comentários

Comentar post