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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

ideias de entendimento

29.03.09

 

 

 

 

 

Sabemos do valor do dinheiro nas sociedades e a isso é difícil fugir. Leio críticas bem fundamentadas às propostas do ministério da Educação que visam a atribuição de prémios pecuniários ao reduzido grupo de professores que se "destaquem".

 

Todos sabemos da dificuldade em avaliar com rigor os professores: ninguém o pode negar. Também sabemos que a atribuição de prémios pecuniários aos professores não estava na agenda de constrangimentos da organização de cada uma das escolas. Talvez se considerasse a possibilidade de o fazer à organização no seu conjunto, ou mesmo a um pequeno grupo de professores, numa lógica de avaliação externa de longo prazo. E mesmo isso é muito discutível e difícil, principalmente o segundo pressuposto que referi.

 

Mas o que eu não esperava, e digo-o com toda a sinceridade, era que a Fenprof incluísse, na sua última proposta de avaliação do desempenho de professores, um prémio pecuniário aos professores que se "destaquem", embora essa suposta excelência não tenha implicações na progressão na carreira.

 

Sinais de desorientação? Parece-me que sim. Pelo menos indica alguma confusão nas convicções e nos princípios que tanta tecla nos tem exigido.

 

Abrimos a caixa de pandora e depois não nos podemos queixar. Não basta ter umas ideias, é preciso depois construir as estruturas sem cedências aos encantos da oportunidade.