Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

tijolo (2)

20.03.09

 

 

 

 

 

Relatório.

 

 

Auditoria externa realizada pelo departamento OCDE.pt da Inspecção-Geral da Educação.

 

Dimensão - ensino e aprendizagem.

 

Domínio - apoio educativo aos alunos no âmbito da Educação Especial.

 

Indicador - apoio efectivo aos alunos com necessidades educativas especiais. 

 

Informação obtida

 

Escola A - Análise dos porta-folhas de cada um dos alunos:

  • as  grelhas 24378 A estavam devidamente preenchidas;
  • as grelhas 24378 B estavam devidamente preenchidas;
  • os relatórios descritivos da selecção dos conteúdos programáticos adaptados a cada aluno nas 16 disciplinas curriculares (DC) e nas 3 áreas curriculares não disciplinares (AEC) deram entrada no gabinete de educação especial no dia 10 de setembro do ano xxxx, uma semana antes do início do ano lectivo;
  • os professores de educação especial cumpriram, no gabinete respectivo, a totalidade das horas do seu horário lectivo e não lectivo e fizeram atendimento personalizado aos alunos 45 minutos por quinzena;
  • verificou-se uma dificuldade natural quando se solicitou aos professores de educação especial o estabelecimento da correlação entre a fotografia dos alunos e o seu nome próprio;


Escola B - Análise dos porta-folhas de cada um dos alunos:

  • a escola tinha os campos, que os seus professores especialistas resolveram entender, inseridos na base de dados de alunos que corre na rede informática e que pode ser consultada num qualquer terminal de rede (por cabo ou sem fios) que abrange toda a escola; 
  • as grelhas 24378 A nunca foram nem fotocopiadas nem preenchidas;
  • as grelhas 24378 B nunca foram nem fotocopiadas nem preenchidas;
  • os professores das DC e das AEC não realizaram qualquer relatório prévio sobre as aprendizagens futuras dos alunos, apenas tentaram individualizar o mais possível o ensino considerando as necessidades dos estudantes;
  • os professores de educação especial cumpriram integralmente o seu horário lectivo, mas passaram poucas horas no gabinete respectivo (essa decisão ficou ao seu critério) e acompanharam os seus alunos quer dentro das salas de aula quer nos restantes espaços onde decorreram as suas aprendizagens;
  • verificou-se uma excessiva relação de proximidade entre os professores e os alunos, salientando-se, no entanto, que os docentes revelaram um rápido e evidente conhecimento do nome dos seus alunos quando confrontados com as respectivas fotografias.

 

 

Descritores com a respectiva pontuação (optou-se por listas de verificação) -

  1. apresentação do porta-folhas -10 pontos; não apresentação do porta-folhas -0 pontos;
  2. grelha 24378 A devidamente preenchida -10 pontos; grelha 24378 A não preenchida -0 pontos;
  3. grelha 24378 B devidamente preenchida -10 pontos; grelha 24378 B não preenchida -0 pontos;
  4. certificação da abordagem prévia dos programas das DC e das AEC -10 pontos; ausência de certificação na abordagem prévia dos programas das DC e das AEC -0 pontos;
  5. tempo de gabinete: 15 a 20 horas -10 pontos; inferior a 14.59 horas - 0 pontos.

 

Somatório neste indicador a inserir no ranking de escolas de boas práticas - 

 

Escola A - 50 pontos;

Escola B - 00 pontos.

 

Recomendação

 

a observação registada na "Escola A" deve constar do relatório OCDE2.pt na mesma rubrica em que o relatório OCDE1.pt refere o seguinte:

 

"As principais alavancas do processo, tais como a Ministra e os Directores Regionais, não são funcionários públicos independentes, mas políticos nomeados e sintonizados com os objectivos da política governamental. São apoiados por serviços de dados actualizados ao minuto, que permitem uma tomada de decisão inteligente e bem informada."

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.