Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

20 anos do Correntes nos 50 anos do 25 de Abril

25.04.24

O blogue faz hoje 20 anos e gosto muito que coincida com os 50 anos do 25 de Abril. São 20 anos de pensamento livre, com o mote do primeiro dia de há 50 anos: a liberdade em respeito pela liberdade do outro.

- De que é que te orgulhas, quase 50 anos depois da Revolução dos Cravos e de tantos avanços nos mais diversos domínios? Perguntava-me, no ano passado e num ambiente obviamente concordante e fraterno, um amigo e colega de turma no inesquecível 25 de Abril de 1974.

E repito, acrescentando sentimentos que não imaginaria ou que se reforçaram. O meu orgulho cimeiro é a relação com a minha mulher e com a minha filha (estão nas imagens; na de 2004 está também a minha saudosa mãe). Não imaginaria que ser mulher voltasse a ser uma condição discutida.

E também me orgulho da relação com familiares, amigos (alguns de longa data de Moçambique e do desporto), colegas, outros profissionais da educação, alunos, encarregados de educação e tantos cidadãos dos sítios onde vivi. Como sou imigrante e refugiado político - factos que é oportuno sublinhar, realçando a capacidade inclusiva da democracia portuguesa -, orgulho-me disso e do modo como exerço funções públicas.

É óbvio que há coisas que me entristecem e que não imaginaria: a regressão da escola pública, principalmente a desistência por uma escola pública com os mais avançados padrões de gestão das organizações e com um ambiente inclusivo e de bem-estar para todos: alunos e profissionais. É, comprovadamente, um progresso perfeitamente possível, e só possível, em democracia.

Muito obrigado por passar por aqui. O blogue, esta segunda pele, deu-me relações inesquecíveis de amizade e profissionais. Orgulho-me disso e de tudo o que originou.

25 de Abril sempre! Eterna gratidão aos corajosos revolucionários!

Captura de ecrã 2024-04-25, às 08.34.44 (1).png

14 comentários

Comentar post