Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Eusébio da Silva Ferreira (1942-2014)

05.01.14

 

 

 

 

 

 

 

 

A caricatura no metro de Lisboa imortaliza o estilo inconfundível do jogador a que nem o mais distraído das coisas do desporto ficava indiferente - como parece ser o caso da imagem acima e que se confirma na fotografia seguinte.

 

 

 

A figura mítica do atleta de eleição Eusébio da Silva Ferreira está ligada às minhas duas pátrias: Moçambique e Portugal.

 

Julgo que a imagem seguinte se refere a um jogo do mundial de 1966 com a Coreia do Norte. Eusébio recolhia a bola, depois de mais um golo, para acelerar o tempo. Era muito pequeno, mas recordo-me bem desse jogo. Estava, na então Lourenço Marques e no cinema Manuel Rodrigues, a ver um filme, se bem me lembro, de desenhos animados. Os inúmeros rádios que sintonizavam o jogo dominavam o ruído de fundo no café do cinema e tornavam a atmosfera inquieta e desconcentrada. No intervalo do filme Portugal perdia, salvo erro, por 3-1 (já com um golo de Eusébio). A caminhada até à viragem do resultado, 5-3 com 4 golos consecutivos de Eusébio, fez com que o burburinho extravasasse para a sala de cinema e a apoteose da vitória chegasse  antes do fim do filme. A lenda de Eusébio tornou-se universal e imortal nos dois continentes. 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários

  • Que assim seja.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.