Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

de descida em descida

19.11.13

 

 

 

 

 

Se Portugal é o país europeu com maior aumento de licenciados na área das ciências (segundo um relatório da rede Eurydice sobre o ensino das competências chave na Europa e que dá conta que a percentagem passou de 17 para 25 entre 2001 e 2010) é porque o sistema escolar de 1990 a 2005 teve um desempenho de elogiar (até porque os indicadores estão certificados). Já se sabe que Lurdes Rodrigues e Nuno Crato, com tantas qualificações para manipular e tergiversar, dirão que são alunos nascidos depois de 2005.


Se somarmos as políticas de Lurdes Rodrigues aos achamentos essenciais de Nuno Crato, teremos motivos para temermos mais inferno. Se não invertermos a rota, os números do futuro próximo mostrarão um país em franca regressão.


O relatório tem também um lado cómico quando confronta o eduquês I contra o eduquês II:


"(...)na última década todos os países procederam a revisões do currículo educativo com vista a aproximá-los dos conceitos de competências-chave. Em Portugal, uma das primeiras medidas do actual ministro Nuno Crato foi, pelo contrário, o de revogar o documento que desde 2001 norteava ao ensino básico, pondo fim ao conceito das chamadas “competências essenciais”.(...)"






Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.