Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

petição - Fim dos subsídios públicos para o ensino privado e cooperativo

13.11.13

 

 

 

Recebi por email o pedido de divulgação que pode assinar aqui.

 

Texto da petição.

 

"Bom dia, 

Após ter assistido à reportagem da Ana Leal na TVI sobre os apoios públicos ao ensino particular e cooperativo no valor de 154 milhões de euros anuais, fiquei absolutamente chocado com a situação. 

Não contesto a existência de colégios privados, o que não aceito é que vivam à custa do ESTADO... principalmente quando há oferta pública nas imediações desses mesmos estabelecimentos. 

O Estado tem a incumbência, constitucionalmente prevista, de assegurar o ensino tendencialmente gratuito - mas será necessariamente através do apoio à rede escolar publica. Só em casos absolutamente excecionais é que poderá haver comparticipação pública como extensão de rede - nunca em substituição. 

O que se verifica é uma crescente degradação do parque escolar público e o desvio de dinheiro dos contribuintes para o ensino particular. 

Por outro lado, assistimos à criação de escolas privadas por anteriores responsáveis regionais na área da educação. É uma situação que a justiça deveria investigar. Como é que uma anterior diretora regional de educação monta negócios na área da educação pouco depois de ter abandonado o poder público...serviu-se do Estado e das funções que desempenhou para benefício próprio. 

Num momento de grande contração da despesa pública, gastar 154 milhões de euros no ensino particular e cooperativo é um verdadeiro CRIME !!!!! 

Vamos dizer a estes políticos que basta de fazerem pouco com o nosso dinheiro.. 

Assine esta petição de demonstre a sua INDIGNAÇÃO !"

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.