é um CNC para os MMNT
A semana mediática (e não adianta escapar à transcendência do quarto poder, cada vez mais o primeiro na hierarquia) do sistema escolar fica marcada por três assuntos: a prova dos professores contratados, a verdade inconveniente da TVI e os rankings 2013. Deixemos o primeiro e concentremos a atenção nos outros dois e no comportamento dos média mainstream não televisivos (MMNT).
Quem desconsiderar os rankings 2013 é, para os MMNT, um complexado não competitivo (CNC).
Mesmo que os investigadores ouvidos pelo Público afirmem que "(...)não há dados socioeconómicos para as privadas(...)", dados relevantes para este tipo de estudos e que ainda por cima são considerados para as escolas públicas, as listas aparecem porque "(...)se não fosse assim os jornais não fariam cadernos especiais sobre os rankings, porque nesse dia os jornais vendem mais…(...)" e quem duvidar da oportunidade da publicação é um CNC para os MMNT.
Mesmo que se saiba que "(...)A maioria esmagadora das pessoas interpreta os rankings como sendo a manifestação da qualidade de uma escola. Os dez primeiros têm uma publicidade fabulosa.(...)" e que "(...)os rankings mostram a qualidade dos alunos, não o desempenho das escolas.(...)Do ponto de vista da melhoria das escolas eu não sei se estes rankings são o melhor incentivo.(...)", quem duvidar da oportunidade da publicação é um CNC para os MMNT.
E podíamos ficar aqui a noite toda a sublinhar que "(...)O volume de dados permitiu-nos perceber isto. A partir daqui, o que vamos fazer com esta informação? Que eu saiba ninguém tem feito nada. Agora ficamos com um mosaico mais complexo das escolas e queremos os rankings para quê? Para ver a qualidade das escolas? Eu acho que estes rankings não nos estão a servir para isso.(...)", mas mesmo depois de tudo isto, quem duvidar da oportunidade da publicação é um CNC para os MMNT.
Estes MMNT não publicam coisas que achem que são de facções e, pasme-se, coisas que achem que só se fazem por causa das audiências. Até se regista a contradição. A verdade inconveniente da TVI é, para os MMNT, coisa de facção e de busca de audiências. Ou seja, para esses MMNT os rankings 2013 não são coisa que interessa a uma facção e nem existem por causa de audiências. Querem ver que os MMNT estão "controlados" por essa facção? Querem ver que os MMNT são uns mãos largas? Querem ver que os MMNT estão impedidos de pegar na verdade inconveniente da TVI? Querem ver que os MMNT estão mais dedicados ao entretenimento (coisa também importante, sem dúvida) do que a verdade inconveniente da TVI?