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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

vocação para sei lá o quê (com vídeo)

22.10.13, Paulo Prudêncio

 

 

 

 

O vídeo da RTP é conclusivo: os docentes do ensino vocacional asseguram que os cursos não vão de encontro às necessidades dos alunos e a única recomendação do relatório a que a RTP teve acesso indica a generalização. Esta tragicomédia a que vamos assistindo mantém os vícios tantas vezes criticados (generalizar sem testar, facilitismo e manipulação dos relatórios com conclusões desinteressantes). O desenvolvimento do assunto comprovará se não estamos na presença de trapalhadas ainda mais graves.

 

Depois de dar ideia que desistiu do hábito germanófilo, e que não recomenda exportações, do ensino dual, o MEC insistiu no ensino vocacional ao mesmo tempo que abandonava os processos concorrentes. Desde logo se percebeu que o pretendido era a redução financeira misturada com uma confusão programática recheada de preconceitos, achamentos e back-to-basics com um acrescento ainda mais sei lá o quê e que podemos classificar como compressão curricular.

 

É seguro que estamos na presença de mais devaneios para além da troika.