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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

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da pedagogia e em busca do pensamento livre

o valor de um estado

01.10.09

 

 

 

 

 

Haverá decerto muito caminho a percorrer até que se perceba o quão nefastas foram as actuais políticas educativas para a afirmação da escola pública de qualidade para todos e do seu poder democrático.

 

Stuart Mill relaciona o valor de um estado com a ideia de liberdade.

 

Ora leia as palavras seguintes e verifique a analogia com o que se passa no Portugal em que vamos vivendo.

 

 

“(…) O valor de um Estado, a longo prazo, é o valor dos indivíduos que o compõem; e um Estado que adie os interesses do desenvolvimento e elevação mental (…), em detrimento de um pouco mais de competência administrativa, ou aquela aparência de competência nos pormenores do negócio que se adquire através da prática; um Estado que inferiorize as suas pessoas, de modo a que sejam instrumentos mais dóceis nas suas mãos, até com fins benéficos, descobrirá que com pessoas pequenas nada de grande se poderia alguma vez realmente alcançar; e que a perfeição da máquina, pela qual sacrificou tudo, no fim de contas de nada servirá, por falta do poder vital que preferiu erradicar, para que a máquina trabalhasse mais suavemente.” 

 

 

John Stuart Mill, Sobre a Liberdade,

Edições 70, Lisboa, 2006 (págs. 185-186 e 188-189),

traduzido por Pedro Madeira.

 

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