Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

não comentam ou estão contra os professores

11.06.13

 

 

 

 

 

Por mais que os professores militantes socialistas se esforcem por justificar, é evidente a negação mental dos dirigentes do PS, actuais e anteriores, quando se trata de professores como grupo profissional: não comentam ou estão contra.

 

Até me pode ter escapado alguma declaração favorável às acções recentes dos professores. Mário Soares, que em qualquer intervenção exige a demissão do Governo, referiu-se ontem à "fúria dos professores por causa do dinheiro"; quis dar razão aos professores, mas não sabe, naturalmente, do assunto.

 

Dos primeiros da estrutura, Seguro mantém o mesmo silêncio do tempo de Lurdes Rodrigues (não sei se continua, ao que se dizia, crítico veemente em off), António Costa é contra as greves às avaliações e aos exames e baralha-se na argumentação, Assis vai mais longe e parece um "Rosalino" a bombardear argumentos ultraliberais, Lurdes Rodrigues é a favor duma escola pública sem a praga de professores livres (diz que que não faz sentido "a discussão sobre a mobilidade ou dispensa de professores", mas legislou-a) e Sócrates conseguiu, no Domingo na RTP1, não emitir uma linha sobre as greves de professores embora tenha sido suficientemente maquiavélico: o Governo quer é despedir funcionários públicos.

 

Há um qualquer buraco negro que suga a escola pública das mentes até dos mais acérrimos acusadores da actual maioria. Escapam apenas as que não dependem dos "votozinhos-mais-poderosos", as dos desprendidos e as dos Marcelos Rebelos de Sousa (os professores têm toda a razão, mas deviam fazer uma greve simbólica; não consigo descortinar o alcance da sua bi-táctica e, se calhar, nem ele).

 

Os tais professores militantes socialistas sentirão, naturalmente, uma certa desorientação.

3 comentários

  • Exacto Ana. Obrigado.
  • Sem imagem de perfil

    Ricardo Lemos

    12.06.13

    O PS carregará mais um pedaço nos professores. É à vez...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.