Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

o euro em queda

16.04.13

 

 

 

O prós e contras de ontem foi favorável aos defensores da saída do euro que apresentaram um argumentário sensato e despido de sensacionalismos ou de temores infundados. Reconheceram os riscos da decisão, mas fundamentaram com precisão as vantagens em relação à continuidade na moeda única debaixo do poder vigente. Percebe-se que alguma coisa terá de mudar na Europa. Se dentro de um ano não existirem alterações políticas significativas, países como Portugal devem organizar a saída do euro o que não significa o abandono da União Europeia. 

 

Dá ideia que o discurso que vai prevalecendo está recheado de fantasmas que atemorizam as pessoas. Seja a globalização, a austeridade ou a inevitabilidade da superioridade alemã e até o próprio euro ou a ideia de que há europeus de diversas categorias na vocação profissional são usados para defender uma espécie de universo fechado e sem saída.

 

Os resultados começam a ser desfavoráveis à moeda única, apesar da crise de 2008 ou da habilidade dos norte-americanos que parece ter feito escola no Centro e Norte da Europa.

 

Há, para já, uma avanço considerável: as pessoas estão a perder o medo de ter medo.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.