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Correntes

em busca do pensamento livre

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esboroar do monstro (16)

30.05.09

 

 

 

 

 

 

Faz tempo que passei a caracterizar o modelo de avaliação do desempenho de professores como o monstro ou como a ponta do "iceberg" que asfixiava os professores portugueses.

 

A determinada altura, quando as entidades instituídas ainda dormiam, os professores, saturados com a inexequibilidade de um modelo que se mantinha ligado à máquina, forçaram o despertar das consciências e a inevitável queda da primeira versão do modelo de avaliação do desempenho dos professores.

 

Com a ideia de atribuir um reforçado e enfático sentido à justa causa, decidi abrir algumas rubricas. O "esboroar do monstro" foi uma delas. Ficou-se pelo número dezasseis.

 

Não que o monstro tenha formalmente caído, nada disso: é necessário continuar atento, uma vez que as cortinas de fumo lançadas pela diabólica equipa que governa o ministério da Educação são as do costume. Mas pode ser que a ministra de Educação, e a sua vasta equipa, estejam num momento de lucidez e já se tenham convencido que vão mesmo partir.

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