Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

da blogosfera - a educação do meu umbigo

01.04.13, Paulo Prudêncio

 

 

 

Sobre O Actual Modelo De Gestão


"(...)Não encontro na vida das escolas agrupadas desta forma qualquer aspecto positivo, nem sequer a famigerada articulação vertical do currículo, que é algo que pura e simplesmente não existe. O único alegado factor positivo até agora não demonstrado – não fazendo doutrina os números de alguns sindicatos nesse aspecto quanto a cortes de horários – seria o de alguma poupança de encargos mas, como disse, ainda nada disso foi demonstrado.
Entre os factores negativos eu apontaria a excessiva concentração das decisões numa única pessoa, que fica como responsável por milhares de alunos e centenas de professores e funcionários; a distância entre os decisores (um único Conselho Pedagógico e um só Conselho Geral) e os objectos das decisões; a despersonalização e massificação das relações na comunidade escolar; a redução da oferta de projectos educativos em virtude da amálgama de escolas num agrupamento e a redução da autonomia das escolas, por exemplo, do 1º ciclo.(...)"