do fenómeno Grillo
Há muito que nem sei o que responder a quem interroga o valor do dia seguinte às manifestações, greves e por aí fora. São interrogações que acabam na mesma família da que desvaloriza a ideia de protesto com a acusação da não apresentação de propostas. A História tem mostrado que vale muito protestar e os últimos dias têm sido férteis em sinais.
O protesto pelo protesto é tão válido com um qualquer caderno de propostas. O fenómeno do Grillo-italiano é mais uma evidência. Mesmo quando propõe 1000 euros de retribuição mínima ou 20 horas de trabalho semanal, sabe que está no domínio da comédia e que a brincar, a brincar se podem dizer coisas muito sérias. Quando exige o fim da imunidade parlamentar continua a fazer tremer o status quo.
Impressionei-me com o apoio de Joseph Stiglitz ao Grillo-italiano. O comediante eleito financiou a sua campanha e até tem um iate e um ferrari. O eleito diz que só critica e não governa e ponto final. E já há quem diga que pode ter colocado alguma gente nos eixos e mesmo que um novo Monti forme Governo.