Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

dual(idades)

07.02.13, Paulo Prudêncio

 

 

 

 

Estudar comparando modelos é um exercício elementar, mas observar países diferentes exige que se considere a história. Foi risível a forma como se anunciou a supervisão da ministra alemã na implementação, nos países do Sul, do ensino dual.

 

Se não estivéssemos mais do que vacinados contra as cópias que mais não são do que terraplanagem e desprezo pela nossa história, ainda podíamos tolerar. Desta vez a caricatura assume formas já conhecidas. Os plagiadores, os de lá e os de cá, limitam-se a sublinhar que a falência é acima de tudo moral.

 

O que se pode ler aqui é elucidativo sobre a ministra alemã da Educação (se se fizesse uma purga semelhante por cá, dizem-me que era uma razia):

 

"(...)Após esclarecimentos e discussão, o CC subscreve o exame minucioso da comissão:


a dissertação da senhora Schavan tem plágio literal de textos em quantidade significativa (sem menção de autor). A quantidade e a forma como foram utilizados “ipsis verbis”, a não indicação das obras/dos artigos em notas de rodapé ou nas fontes bibliográficas resultam, no entender do CC, uma ideia global: a doutoranda disseminou, de forma sistemática e deliberada, pensamentos/ideias que na realidade não eram seus/suas. A senhora Schavan não conseguiu “remover esta imagem”.


A faculdade constata a fraude por plágio intencional. Esta decisão foi tomada com 13 votos a favor e 2 abstenções.


Em seguida, o CC apreciou cuidadosamente todos os argumentos, em especial os que são favoráveis à interessada, nomeadamente:


o intervalo de tempo decorrido desde que a dissertação foi escrita, assim como o fato da pessoa em causa não ter nenhum outro grau académico para além deste.(...)".