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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

3 D

16.01.13

 

 

 

 

 

Desconcentrar ou descentralizar têm tido um resultado: desnortear. É uma espécie de 3 D que acrescenta D´s sem fim: desorientar, desmiolar, descontrolar, desfazer e degradar. Já cansa falar da nossa babilónia administrativa.

 

O sistema escolar não escapa a este inferno. Desde 2007 que se percebeu que a massa crítica do MEC queria um mega-agrupamento escolar por concelho. Essa suposta agência municipal não conseguiu receber o acolhimento das desorientadas autarquias e vai sendo imposta pela força. Nunca será uma estrutura descentralizada e a existência desconcentrada acentuará o mau centralismo.

 

Há quem defenda que a desconcentração administrativa passe por aí. Qualquer que seja a posição, o que é seguro, e comprovado no mundo conhecido, é que o modelo de gestão escolar em vigor não serve. Os critérios de proximidade e legitimidade são imprescindíveis e só por desconhecimento se teima em confundir estes dois pressupostos com despesismo.

 

Os professores tiveram, em 2008 e 2009, uma oportunidade para travarem o desmiolo. As estruturas representativas dos órgãos de gestão das escolas não quiseram seguir um caminho mais corajoso e não se devem admirar com o processo em curso.

 

 

Mega agrupamentos de escolas podem aumentar ainda mais de tamanho


"O Ministério da Educação pondera aumentar o tamanho dos mega agrupamentos criados numa primeira fase. A denúncia é feita pelo Conselho das Escolas à Antena1 e confirmada pela Fenprof.(...)"


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