Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

o pessoal do expresso anda a tomar coisas?

15.12.12

 

 

 

 

Passei pelo Expresso Online e dei com uma notícia, que é desenvolvida na edição impressa, que diz que os professores portugueses são dos que têm mais horas de aulas nos países europeus e segundo um estudo da OCDE.

 

Alguma coisa aconteceu em relação à linha editorial dos últimos anos que foi sempre a "bater" nos professores. É da época natalícia, alguém se distraiu ou o consumo de coisas psicadélicas regressou em força?

 

"Em toda a Europa e mesmo no espaço mais alargado da OCDE, os professores portugueses são dos que dão mais horas de aulas, segundo o relatório Education at a Glance 2012.

Com o Governo a comprometer-se a cortar quatro mil milhões de euros na despesa do Estado e a Educação a ter de assegurar uma contribuição significativa nesse esforço, a questão do horário de trabalho passou a estar na ordem do dia.

Lá fora, há mais tempo para preparar as aulas, apoiar alunos e outras tarefas."


Anexo um dos gráficos do relatório, para que não fiquem duvidas sobre a nossa liderança na matéria e para desgosto dos descomplexados competitivos dominados pela-tendência-relvas.

 

 

 

 

5 comentários

  • Claro que consigo e o Pedro também. Quem comparar os horários entre 2005 e 2010 ficará com a mesma impressão. Em tudo o que provocou este aumento de horas (em 2012 estamos mais acima) haverá aspectos com que concordo como escrevi na altura.

    Há um detalhe com piada: em 2005 estávamos nivelados com a Finlândia...

    Oh Pedro: não reparou que queriam aumentar o número de horas dos professores portugueses porque estavam muito abaixo dos países europeus? Que raio. O Pedro não é professor?
  • Sem imagem de perfil

    Pedro

    16.12.12

    Ou seja, os números apresentados no relatório não corrrespondem à realidade, pelo que, no caso vertente, não nos devemos basear no relatório para defender que não se devem aumentar o número de horas de trabalho semanal.
    Estou certo ou não?
  • Não foi isso que escrevi Pedro. Os relatórios têm as suas limitações. Estas semanas estão a ser marcadas, para milhares de professores, pela angústia com um aumento, suposto e injusto, das horas lectivas.

    Este relatório prova o que os descomplexados competitivos não desejavam.
  • Sem imagem de perfil

    Pedro

    16.12.12

    Este relatório dá jeito para umas perspectivas e para outras já não dá!
    E concordo consigo: os relatórios têm as suas limitações, pelo que há que saber analisar os dados e, sobretudo, compará-los com a realidade vivida nas escolas...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.