Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

desagreguem-se

10.12.12, Paulo Prudêncio

 

 

 

Um dos mega-agrupamentos mais badalados por dispor dos maiores aumentos de escala e de massa crítica do mundo conhecido, parece que entrou em desagregação. Implodiu, digamos assim e ao que me parece. É um faz e desfaz à velocidade da luz. Previsível, se me permitem. Situa-se aqui bem perto, um pouco mais a norte, e nem sei se servirá de lição para os achamentos em curso.  

 

Nem se trata apenas de agregar 2, 3 ou 4 escolas com tipologia-sede, o que está em causa é o modelo de gestão e a lógica centralista que acentua. Por incrível que pareça, a maioria das escolas está a perder capacidade de decisão e a ver esfumar-se o decisivo critério de proximidade.

 

Também parece que os novos desenhos de agregações obedecem à lógica partidária. Em concelhos dominados pela maioria que governa, os critérios garantirão a manutenção de lugarzinhos e valerá tudo na divisão territorial. É, diga-se, um fenómeno antigo e que tem dilacerado a cultura organizacional das escolas.