Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

do custo médio ao aquecimento global

29.10.12

 

 

 

 

O oxigénio governativo com as jornadas parlamentares do fim-de-semana durou pouco tempo. Um deputado do CDS disse que votará contra o orçamento e Marcelo Rebelo de Sousa considerou a ideia de refundação um erro monumental.

 

O que parece não escapar à tal refundação é o sistema escolar. O ex-ministro Roberto Carneiro vem advogar a intenção, mas a notícia da Lusa parece um bocado baralhada. No parágrafo em que "(...)O antigo ministro da Educação chamou ainda a atenção para um relatório recente do Tribunal de Contas que mostrou que o custo por aluno é muito maior no ensino público do que no privado.(...)" o linque indicado é taxativo e contraria Roberto Carneiro:"(...)O custo médio por aluno nas escolas públicas estava, em 2009/2010, nos 4415 euros. Nos colégios com contratos de associação situava-se nos 4522 euros.(...)". É ainda estranho que o ex-ministro omita que o Tribunal de Contas considera o relatório desactualizado.

 

O indicador custo médio por aluno é interessante para se perceber o óbvio: os investimentos não caem do céu. Só quase isso. São tantas as variáveis independentes em estudo, que uma discussão séria num país avançado não devia cair neste jogo de interesses inconfessáveis e de lobbies. O sistema escolar merece mais e melhor.

2 comentários

Comentar post