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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

o eduquês é a letra dos entendimentos

14.10.08

 

 

Sou sindicalizado desde sempre e não tenciono cortar essa ligação, pelo menos para já. Mas não há mais paciência para certas coisas. Inenarrável. Imaginem a balbúrdia que seria se alguém pusesse esta coisa - qual? o texto que vai ler daqui a um bocado - em prática e a frequência de reuniões de agenda repetida que esta coisa exigia. Esta gente ensandeceu e nem deve ter percebido que a sociedade é a da informação, do conhecimento e da democracia. Ou então, sabe-se lá: fogem a sete pés da escola e do exercício nobre de se ser professor. Não vou estar com meias palavras: incompetência, ignorância e um grande atrevimento - será que estas pessoas imaginam sequer os sistemas de informação que muitas escolas utilizam para a sua organização? e será que estas pessoas têm alguma ideia sobre autonomia e responsabilidade? -.

 

É caso para dizer: em eduquês nos entendemos, ou seja, um contributo para se perceber os entendimentos que se assinam.

 

 

Proposta alternativa de avaliação de desempenho elaborada pelo Grupo de Trabalho do SPGL:
"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas, incluir nele tudo o que considerar significativo no seu percurso o que não significa incluir todos os materiais e documentos produzidos. Deve acompanhar os elementos inclusos das respectivas reflexões que deverão ser pertinentes mas breves. A construção deste instrumento quer-se reflexiva e progressiva. 
O processo de elaboração do PRADD deve ser acompanhado e partilhado por todos os elementos de um departamento ou conselho de docentes que reunirão expressamente para o efeito (de acompanhamento/regulação) sempre que necessário e pelo menos uma vez por trimestre.
Proposta de menção:
Em final de escalão, o docente avaliado elabora proposta de menção fundamentada que inclui no PRADD e faz debate com o respectivo departamento/conselho de docentes no sentido deste elaborar o seu parecer.
O parecer do departamento/conselho de docentes acompanhará, sempre, a proposta do docente seja favorável ou não.
O parecer do departamento/conselho de docentes deve ser considerado pelo docente e pode levá-lo a alterar a sua proposta mas não é vinculativo podendo o professor assumir a sua proposta individualmente e fazê-la chegar à C.C.A.D.D. Em todo o caso, a proposta do docente é sempre acompanhada do parecer do departamento/conselho de docentes.
Cabe à C.C.A.D.D. o veredicto final, aceitando ou alterando por excesso ou defeito, de forma fundamentada, a proposta do docente."

2 comentários

  • É mesmo isso. Acabei agora de passar pelo postal e li o real. Tenho um post escrito que será publicado dentro de dias - senão fico sem matéria e isto cansa - que tem como título: "e no princípio de tudo..." Partilho da maioria das questões que ali colocas, e ainda hoje, na escola, referi um dos principais embustes deste monstro: a credibilidade dos avaliadores e essa coisa dos titulares. E quando digo a maioria das questões, digo, apenas, o mesmo mas de outro modo: a formação contínua de professores em Portugal nunca existiu: não existe a mais ténue ligação das universidades ao que se faz todos os dias nas escolas. Por outro lado, desvalorizámos, desde sempre, o exercício de funções nas escolas: lembro-me de, ainda jovem, ser colocado numa escola e ser o delegado de grupo: tinham deixado o cargo para o último horário. Tudo isto misturado com as formações acrescidas sem rumo e sem critério, descredibilizou as 2 coisas: há gente com muito cargos exercidos que ninguém considera e há gente cheia de formações acrescidas, que se entreteve a receber o salário e dar péssimos exemplos de profissionalismo, que também é desconsiderado. Resultado: há milhões de vozes que contestam os critérios que levou alguns a serem titulares e não ouves uma única voz em defesa dos critérios do concurso. Como ultrapassar isto? Tenho algumas ideias mas o percurso tem tanto de longo como de metas inantigíveis. Pessimismo? Sei lá. Abraço.
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