Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

retrocesso

03.09.12

 

 

 

Quem se informar sobre o histórico dos concursos de professores concluirá que estamos num retrocesso que nos aproxima dos finais da década de setenta do século passado. Tudo se agravou com a anterior AD, em 2003, que exterminou 23 CAE´s em detrimento das inúteis, e incomparavelmente mais pesadas, DRE´s.

 

Com os meios informáticos existentes na mudança de século, era possível ter um concurso nacional decente seguido de colocações por área educativa com uma inteligente gestão do serviço docente sem ser necessário agrupar ou agregar escolas. Só um detalhe nada desprezível, já que tudo isto obedece a máquinas: a reorganização da administração do Estado está a cargo de Miguel Relvas e na anterior AD também esteve. É, realmente, um currículo que dá créditos.

 

Os concursos por oferta de escola, o mais incivilizado de toda a Europa (afirmo-o sem qualquer dúvida), obrigam os milhares de candidatos a "tropeçarem" de escola em escola em editais muitas vezes com destinatário prévio ou com inépcias administrativas graves. Este post do Arlindo, "O Mundo louco das OE", tem um comentário que brada aos céus:

 

"(...)candidato a oferta de escola, grupo 110 no Agrupamento de escolas Bairro Pe. Cruz.

Hoje dia 3 de setembro, pelas 13:06 recebi uma chamada (92578XXXX) da escola a que estava a concorrer, de uma pessoa(mulher) que não se identificou dizendo que me queria fazer umas perguntas pois eu estava nos 5 primeiros da lista de ordenação da escola deles…

Fui apanhado de surpresa e incrédulo pois vinha do IEFP, no qual estava desde as 6 da manhã, aceitei responder…

A colega nitidamente à procura do erro, perguntou-me qual a minha graduação, pois não batia certo com o da aplicação. respondi que era verdade pois a escola em causa não tinha indicado até quando era esse tempo de serviço, ao contrário de outras, como tal coloquei com o tempo de serviço de 31-08-2012. A mesma respondeu, então está excluído… indignado com a satisfação da colega retorqui que fui induzido a erro, ao qual prontamente a colega disse que não sendo por aí também me iria excluir pois eu não tinha enviado o c.v. para o mail da escola…incrédulo desliguei o telemóvel para não ser mal educado e dizer o que me passava pela cabeça.

Mais tarde pelas 15h resolvi ligar para a escola, pois na página do agrupamento não há qualquer indicação para enviar o c.v. Atendido pelo diretor António Almendra, confirmou-me que estavam com o problema informático e não tinham conseguido pedir o C.V. aos candidatos seleccionados. Ao qual perguntei então como poderia eu adivinhar?

Está mais que provado que estas ofertas de escola, estão viciadas. Mas o que poderei fazer para denunciar esta situação??

sem mais

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.