Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

da Inevitabilidade

14.08.12

 

 

 

É antiga e comprovada a ideia de que se a Educação é cara a ignorância é-o mais.

 

Temos oito séculos de história com momentos altos de afirmação no mundo das nações, mas chegámos ao século XXI com taxas de abandono escolar precoce que nos envergonham, apesar dos níveis de excelência do nosso sistema escolar registarem melhorias qualitativas e quantitativas.

 

Mas também se sabe: sociedades com baixa escolaridade e com fracas classes médias são pouco exigentes e rapidamente se "cansam" de investir na escolarização; classificam de despesismo os aumentos nos orçamentos do sistema escolar e só voltam a acordar quando os indicadores chocam as consciências.

 

Portugal volta a entrar num período de trevas. Com o empobrecimento acentuado das áreas sociais, com o radicalismo ideológico da nacionalização da dívida dos privados, com o aumento do número de alunos por turma, com a precarização das condições laborais dos professores, com o preconceito da "licealização" dos currículos e com o aumento da escala da gestão escolar num modelo impensado e de acentuada desumanização, só podemos esperar que aconteça com o abandono escolar o mesmo que se verifica com o desemprego.

 

Taxa de desemprego com novo máximo de 15% no segundo trimestre

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.