Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

califórnia dreamin

22.07.08

 

 

 

 

 

Já tinha lido uns textos sobre o filme, mas estava longe de imaginar duas coisas: o cerne da história e a excelência da fita cinematográfica.

 

É claro que deve considerar-se que o realizador romeno Cristian Nemescu faleceu na fase de pós-produção do filme, o que pode ter impedido que a fundamental fase de montagem tivesse o tempo que o seu projecto inicial supostamente considerou. Também por esse motivo, julgo eu, o tempo do filme teve uma duração de 155 minutos que torna a permanência nas péssimas cadeiras do pequeno auditório do CCC das Caldas da Rainha um exercício pouco cómodo.

 

Cristian Nemescu realizou apenas este filme. Viveu 27 anos e fica a sensação que os cinéfilos deste mundo perderam a possibilidade de assistir a mais cinema de grande qualidade. Chamo a atenção para o excelente elenco de actores que conseguem um desempenho de uma impar qualidade, absorvendo por completo o espírito das personagens ao fim de poucos minutos.

 

Um comboio da NATO atravessa a Roménia e dirige-se ao Kosovo com o objectivo de ajudar na resolução do conhecido conflito. Fica retido 5 dias numa aldeia romena e o absurdo desenha-se num ritmo de comédia que traz à mente Buñuel e Kafka. Os primeiros 3 dias estão soberbos, ficando, nos últimos 2, a sensação que se a tragédia que se abteu sobre o realizador não tivesse sucedido, o filme estaria ainda melhor. Algo semelhante com o que se passou com o célebre "eyes wide shut" de Stanley Kubrick. Uma fita que se aconselha aos autarcas deste mundo e que tem na sinopse do site do CCC um apelativo resumo. Ora leia.

 

 

"California Dreamin’ (Endless) foi o único filme realizado pelo romeno Cristian Nemescu, que venceu a secção paralela “UnCertain Regard” do Festival de Cannes de 2007.

Aos 27 anos, Cristian Nemescu era o mais jovem dos realizadores da chamada "nova geração" do cinema romeno.

Em 2007 tinha acabado de filmar a sua primeira longa metragem e iniciado a pós produção, quando teve um acidente de viação mortal.
O produtor do filme decidiu exibi-lo tal como este estaqva, acrescentando ao título a palavra “endeless”.

O filme é uma comédia que conta a história do capitão Jones, do corpo de fuzileiros navais dos EUA, destacado para escoltar um comboio que transporta equipamento da NATO e que se dirige para a Jugoslávia durante a guerra no Kosovo.

A sua missão é detida por Doiaru, aparentemente um chefe de estação muito meticuloso numa vila abandonada, que retém o comboio devido a um detalhe técnico na documentação. A comunidade fez esforços ridículos por dar as boas vindas aos americanos, tencionando aproveitar-se da sua inesperada presença.

Após cinco intensos dias, Jones descobre os verdadeiros - e muito pessoais - motivos por detrás do comportamento de Doiaru. O comboio retoma a sua viagem e deixa para trás corações partidos, sonhos desfeitos e uma guerra civil.

Armand Assante, Maria Dinulescu e Jamie Elman são os protagonistas do filme".

 

Encontrei um pequeno vídeo de 3 minutos. Se se interessar e se pesquisar no "youtube" por "califórnia dreamin" encontrará a banda sonora com o mesmo nome e da autoria dos inesquecíveis "mamas & papas".

 

Mas escolhi um com imagens do filme. Ora clique.