Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

editorial (15)

19.06.12

 

 

 

 

Há dias convidaram-me para conversar sobre o Correntes com um grupo de professores integrados numa acção de formação contínua. Gostei e a preparação permitiu-me relectir durante uns dias sobre o blogue.

 

Uma das questões mais abordada foi precisamente a ideia de editorial. Expressões como não cedência sem dogmatismos, independência, sensatez, cidadania, ética prática, humildade intelectual e responsabilidade individual foram detalhadas.

 

Há aspectos que me desgostam na blogosfera. A efemeridade das publicações e a necessidade de ser rápido na resposta à agenda mediática, são os mais evidentes. O último critério obriga a que muitas vezes se invertam quatro princípios definidos por Frei Bento Domingues: pensar, escrever, corrigir e só depois publicar. É claro que a exposição também gera equívocos e outras coisas mais.

 

E pedindo desculpa desde logo pela possível exorbitância, é mais uma vez um momento para sublinhar que não tenho qualquer porta-voz como se depreende pela linha editorial estabelecida. Sei que isso é evidente para quem me conhece melhor. O que penso vai estando escrito e se alguém pretende saber alguma coisa que não encontra por aqui, ou o que quero fazer na minha vida profissional e como cidadão, só tem um caminho: falar comigo.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.