Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

caramel

03.01.10

 

 

 

(Revi este belo filme, ontem à noite, na rtp2.

Republico o post sem qualquer alteração.)

 

 

 

Já tinha escrito: a programação dos cinemas alternativos da capital passa pelo CCC das Caldas da Rainha. Penso que é para manter e ainda bem.


"Caramel" de Nadine Labaki foi, hoje, dia 8 de Julho de 2008, o escolhido. O excelente pequeno auditório, tirando as desconfortáveis cadeiras, claro, quase cheio a uma segunda-feira. O filme franco-libanês fugiu por completo aos estereotipos esperados: em Beirute, cinco mulheres num cabeleireiro é o ponto de partida para uma viagem interessante ao mundo que envolve aquela sociedade do médio oriente. Problemas de mulheres e dos que têm o privilégio de com elas construir projectos de vida.


Um filme belo. Divertido, incisivo no que aos costumes se refere, tranquilo mas com mudanças muito interessantes no ritmo e na sequência das cenas. Parecia um filme escrito por Almodóvar e filmado por Kusturica.


Coisa bela e que recomendo. Na ficha do jornal público pode ler-se:

 

"Em Beirute, cinco mulheres cruzam-se num salão de beleza, um microcosmos colorido em que várias gerações se encontram e partilham segredos e intimidades. Layale é amante de um homem casado e vive na esperança que ele deixe a mulher um dia. Nisrine é muçulmana e vai casar-se em breve, mas já não é virgem e teme a reacção do futuro marido quando ele descobrir. Rima vive atormentada pela sua atracção por mulheres, especialmente uma cliente do cabeleireiro. Jamale vive obcecada pela idade e pelo físico. E Rosa sacrificou a sua vida pessoal para tratar da irmã. No salão, os homens, o sexo e a maternidade são os temas de conversa. Conversas íntimas, que gozam de uma liberdade que não têm no mundo exterior".

 

 

Um caramelo irresistível, digamos assim.

 

Encontrei um vídeo de 7 minutos.

 

Ora clique.

 

 

 

7 comentários

Comentar post