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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

tráfego e alunos

03.06.12

 

 

 

O que mais indigna os especialistas nas PPP´s das estradas, para além dos negócios de terrenos e das obras a mais, são os contratos leoninos que delapidam as contas do Estado por causa da variável tráfego. Quando se estabeleceram os valores da circulação de x veículos por y unidade de tempo, o Estado comprometeu-se a pagar se houvesse defeito. Ou seja: se se estabeleceram vinte veículos por hora, mesmo que se suspeitasse que não circulariam mais do que dois, o Estado paga os dezoito em falta. Segundo os especialistas, nos EUA, por exemplo, o compromisso do Estado é igual a zero veículos.

 

Qual é a relação que as estradas têm com o ensino?

 

Se quem representa o Estado, ao nível central ou local, estabelecesse um contrato semelhante com as cooperativas de ensino, as consequências que essa decisão teria nas políticas da rede escolar, da agregação de escolas e agrupamentos e noutras matérias associadas, seriam naturalmente nefastas. Vamos acreditar que isso não acontece, até porque veículos e alunos são matérias distintas para os nossos governantes, e que o exercício que enunciei não passa de uma mera teoria da conspiração num país que acordou tarde, se é que acordou mesmo, para as matérias desse género.

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