Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

eficiência e eficácia

23.04.12, Paulo Prudêncio

 

 

 

A pontualidade de um professor é um indicador de eficiência que pode aumentar o tempo de aprendizagem dos alunos. Se a repetição é um critério insubstituível para quem quer aprender, seria quase verdadeira a equação que indicaria a eficiência como directamente proporcional à eficácia. Não é exactamente assim e ainda bem.

 

Por vezes, há quem consiga ser eficaz num curto período de tempo e ensine aquilo que em horas sem fim não se conseguiu aprender. Algo parecido pode acontecer no exercício de cargos. Quando a falta de vocação (que é sempre um sinónimo gentil para a impreparação), de eficácia portanto, é notória, não é aconselhável o aumento do tempo de permanência em exercício. Em bom português, diríamos assim: quando há uma clara tendência para o disparate, as organizações suspiram por longos e frequentes períodos de ausência enquanto o desejado epílogo não acontece.