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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

mudar sem testar?

11.04.12

 

 

 

 

 

Tanto se criticou o anterior Governo por mudar, no sistema escolar, sem testar - Nuno Crato era até contundente - que só nos podemos surpreender por se estar agora a repetir a receita. Sabemos que quem chegou de fora, a Troika, veio dizer-nos que já era tarde para termos direito a pensar. Mas que raio: exigia-se algum trabalho de casa, até porque há matérias, exames, cortes de disciplinas e por aí fora, que permitiam alguma testagem sem prejuízos nos indicadores financeiros de curto prazo.

 

Para além do desespero despesista, haverá outros motivos que levem a que se mude sem testar. Incompetência (que não me parece ser o caso de Nuno Crato), dogmatismo ideológico, crença na verdade absoluta, medo do contraditório, ausência de liderança, soberba e principalmente uma inaceitável falta de respeito pelas pessoas atingidas e pela credibilidade dos sistemas e das organizações. E que diríamos se mudar sem testar resultasse em despesismo financeiro num país falido?

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