Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

faço greve em defesa dos "não competitivos"

21.03.12

 

 

 

 

Alguém disse, e concordo, que a democracia e a revolução foram substituídas pela competitividade e pela mobilidade. A análise desta afirmação é muito interessante.

 

Vivo num país em regime de falência, em que as PPP´s e por aí fora se mantêm incólumes apesar de terem delapidado financeiramente o país e porque quem Governa considera que os funcionários públicos devem pagar a fatia maior com excepção dos que podem fugir para o sector privado - os competitivos da CGD, da TAP e de sei lá mais o quê.

 

Não sei identificar com rigor se estamos perante uma luta de classes. Há muitos que o afirmam de forma bem sustentada. Sei que existe uma minoria que parece enriquecer como nunca. Dizem-nos que são gananciosos. Por outro lado, os portugueses, enquanto empobrecem a uma velocidade impensada, têm sido considerados anestesiados e muito compreensivos por parte da opinião publicada. O que lhes resta, afinal? Como podem lutar e manifestar a sua indignação? Se se manifestam é porque é mais do mesmo, se fazem greves de um dia é porque são insuficientes, se fazem greves de mais dias é porque são irresponsáveis, se são bloggers são elitistas e podia estar aqui a noite toda a elencar as verdadeiras anestesias.

 

Há quem diga que a Europa mergulhará numa explosão social. Tenho ideia que poucos o desejam e incluo-me nos que preferem a democracia, a liberdade e o progresso e quando faço greve não hipoteco o meu registo a quem a convoca.

 

Fiz imensas greves e raramente anunciei a decisão antecipadamente. Hoje quebrei o compromisso democrático.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Maria Araújo

    22.03.12

    Uma corrente muito interessante.
    Gostei.
    E, para variar, não faço greve há alguns anos.
    Penso que uma mobilização geral, bem organizada teria maior impacto.
    Nas greves o que importa são os números.
    Cumprimentos.
  • Obrigado. Compreendo, mas também compreenderá que cansa um bocado essa coisa de sempre mais um se.

    Cumprimentos.
  • Sem imagem de perfil

    manuela

    22.03.12

    Obrigada, Paulo.
    Um texto lúcido, como sempre. Também eu faço greve "em defesa dos não-competitivos" e apesar dos que se escondem nos "se...".
    Abraço
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.