Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

Transporte não público

07.02.12

 

 

 

Qual é a carruagem do nosso tempo? As sociedades da aprendizagem criaram uma atmosfera semântica bem-pensante e atractiva, mas de tal modo vaga, imprecisa e não concreta, que se tornou um obstáculo pedagógico ao escolar do nosso tempo.

 

Há autores que se socorreram do conceito de governamentalidade de Michael Foucault, em que categorias como sociedade de aprendizagem, sociedade do conhecimento e aprendizagem ao longo da vida foram, e são, referências de uma estratégia politica. Essas categorias originaram formas de governo condutoras dos sujeitos em função das suas habilidades, destrezas e competências, construíram um discurso global, politicamente correcto e aparentemente natural e ingénuo, que gerou no sujeito um estado permanente de ansiedade formativa.

 

"Foi directo à subjectividade da pessoa, não através do corpo mas por meio da mente, por intermédio de formas, de práticas educativas e pedagógicas que, possibilitando escolhas educativas, moldam a subjectividade das escolhas autónomas". 

 

Tradução e adaptação de uma frase de Marshall 2005.  

 

(Já usei este texto noutros posts)

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.