Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

algum pragmatismo

30.01.12, Paulo Prudêncio

 

 

 

 

 

Chegou-me por email um recorte do JN de 25 de Janeiro de 2012. Já é conhecida a posição do Conselho de Escolas em relação à formação cívica, conforme retrata a primeira imagem. Contudo, a lead da notícia, que inseri mais abaixo, inscreve um apelo ao reforço da Educação Física. Não conheço a proposta, mas posso chegar lá por indução. De acordo com o tempo actual das actividades lectivas (45 ou 90 minutos), é fundamental que a carga lectiva nesta disciplina passe para dois blocos de 90 minutos.

 

Apesar do tempo para exercício ser exagerado numa aula de 90 minutos, os professores podem sempre atenuar as desvantagens. O que se torna impossível é leccionar em 45 minutos sem ocupar, antes e depois das aulas, o intervalo dos alunos (quando existem, claro). Os jovens necessitam de 5 a 10 minutos para se equiparam e de outro tanto para se desequiparem e tratarem da sua higiene. Basta fazer contas elementares para se concluir que as aulas ficam reduzidas a cerca de vinte minutos.

 

Bem sei que nestas discussões da organização curricular é comum advogar-se com mais horas. Muito do que penso sobre o assunto está escrito neste post.

 

 

2 comentários

Comentar post