algum pragmatismo
Chegou-me por email um recorte do JN de 25 de Janeiro de 2012. Já é conhecida a posição do Conselho de Escolas em relação à formação cívica, conforme retrata a primeira imagem. Contudo, a lead da notícia, que inseri mais abaixo, inscreve um apelo ao reforço da Educação Física. Não conheço a proposta, mas posso chegar lá por indução. De acordo com o tempo actual das actividades lectivas (45 ou 90 minutos), é fundamental que a carga lectiva nesta disciplina passe para dois blocos de 90 minutos.
Apesar do tempo para exercício ser exagerado numa aula de 90 minutos, os professores podem sempre atenuar as desvantagens. O que se torna impossível é leccionar em 45 minutos sem ocupar, antes e depois das aulas, o intervalo dos alunos (quando existem, claro). Os jovens necessitam de 5 a 10 minutos para se equiparam e de outro tanto para se desequiparem e tratarem da sua higiene. Basta fazer contas elementares para se concluir que as aulas ficam reduzidas a cerca de vinte minutos.
Bem sei que nestas discussões da organização curricular é comum advogar-se com mais horas. Muito do que penso sobre o assunto está escrito neste post.