Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

os et´s

15.12.11

 

 

 

 

Prossegue a discussão sobre a proposta de estrutura curricular apresentada pelo governo. Os detalhes demonstram o avanço paulatino em direcção à ideia de disciplinas essenciais. A ideia de back to basics tem hoje caminhos divergentes: uns buscam um regresso a uma espécie de ler, escrever e contar e outros, onde me situo, encontram na má burocracia e nas inutilidades associadas os argumentos essenciais.

 

É natural que a discussão se centre nas questões laborais. Não adianta escamotear. Uma ideologia é sempre um conjunto de interesses inconfessáveis e muitos dos arautos da actual linha de cortes fazem-no por se acharem fora do empobrecimento. Percebe-se que as pessoas só têm valor-acrescentado se a quantidade do seu grupo for significativa e as minorias sentem-no na pouca pele que lhes resta.

 

O grupo de educação tecnológica do 3.º ciclo está nessa situação. Herdou um conjunto de conteúdos disciplinares desprestigiados e as mudanças qualitativas operadas não são reconhecidas pela nova onda bem-pensante e sedutora. Perde horas significativas no 9ºano e vê os poucos horários quase preenchidos pela instabilidade de quem jamais entrará para os quadros para desenvolver uma qualquer continuidade.


Para além disso, e com a conjugação da educação tecnológica com as tecnologias da informação e comunicação no 2º ciclo, a educação tecnológica reduzir-se-á no currículo dos alunos.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.