Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

sua excelência (4)

04.03.08
circulo.jpg




Sua Excelência adoptava o padrão da complexidade.

Era como se lhe tivessem explicado o mito de Sísifo de pernas para o ar: a pedra redonda desce num infinito movimento uniformemente acelerado, e, nunca mais sobe.

- Como o universo é curvo, dizia, o círculo é a forma geométrica da excelência.

O lema de Sua Excelência deixava perplexos os geómetras da sua instituição. Considerava-se um caso exemplar de eficiência: mantinha todos ocupados o tempo todo e nunca admitia o fim de um procedimento.

Encontrava sempre pequenos pormenores a serem corrigidos: nem que fosse pela cor da tinta da caneta. Tinha o decreto respectivo na ponta da língua e emoldurado na parede, atrás da sua cadeira.

A instituição que Sua Excelência chefiava, movimentava-se aparentemente e obedecia ao princípio zero da reinvenção. O veredicto de Sua Excelência era aguardado no mais temeroso e pálido silêncio e nada circulava sem passar por Sua Excelência.

Sua Excelência confundia-se com o conceito de fim: tinham-lhe falado no fim da história. Isso intrigava-o e desesperava-o: qual seria o seu lugar? Passava horas a ler as crónicas de história contemporânea, no semanário regional editado na sua pequena cidade, à procura de luz. Nunca a encontraria, desconfiava ele ao adormecer.





(Reedição. 1ª edição em 11 de Setembro de 2006.)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.