Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

e o conceito de essenciais?

30.10.11

 

 

O actual ministro da Educação diz que o sistema escolar se deve concentrar nas disciplinas essenciais. Pois bem. Discuta-se o conceito. É comum dizer-se que os defensores do back do basics (ler, escrever e contar) são conservadores. Há, contudo, uma corrente cada vez mais forte que os coloca no lugar dos progressistas porque remete a supressão no que existe para inutilidades como a má burocracia e os inoperantes procedimentos de gestão escolar. 

 

O ministro da educação tem um discurso que o coloca no lugar dos conservadores; a prática governativa também. A implosão do MEC é pouco visível para os progressistas do back to basics. As supressões que tem referido até vão no caminho percorrido por este governo: tornar falsas as afirmações da campanha eleitoral. Haverá registos do compromisso de Passos Coelho com o par pedagógico em EVT. Parece ser a supressão prioritária.

Entrevista com Nuno Crato: "É necessário concentrar nas disciplinas essenciais"

Em entrevista ao PÚBLICO, que será publicada amanhã, segunda-feira, na edição em papel, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, revela que as duas medidas principais que estão a ser estudadas, no âmbito da reforma curricular do ensino básico e secundário, são a supressão da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 9.º ano e a divisão de Educação Visual e Tecnológica em duas componentes separadas no 2.º ciclo.

 

6 comentários

Comentar post