Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

na alemanha e por cá também

28.10.11

 

 

Ja tinha escrito sobre o livro de Michael Winterhoff (2008), "Por que é que os nossos filhos se tornam tiranos?", mas só hoje terminei a leitura. Muito interessante.

 

O psiquiatra infantil alemão não apresenta evidências empíricas fortes e provavelmente não necessita. O que se conclui de imediato é que a realidade educativa na Alemanha é tão preocupante como em Portugal e que estão mesmo alarmados. Quem diria.

 

Tenho insistido numa espécie de algoritmo convencido que, grosso modo, 60% do sucesso escolar se deve à sociedade e ao ambiente familiar, 30% à organização escolar e 10% aos professores. Também sublinho que os 60% são por defeito para deixar espaço às outras variáveis e que em Portugal se tem invertido o algoritmo com consequências nefastas para as taxas de abandono e de insucesso escolar efectivo e a prazo para a sociedade e para a democracia. O que não sabia é que Michael Winterhoff dedica á sociedade e às famílias uma responsabilidade que atinge uns 90%. Sempre que cita a escola e os professores é para dar exemplos negativos que têm origem nessas variáveis.

 

É um livro de leitura obrigatória. Farei, nos próximos dias, mais posts a partir do livro. "(...) o facto de nenhuma instituição pública estar em condições de funcionar como correctivo para as falhas do ambiente familiar. (...)". (p.154), é uma conclusão bem fundamentada e o pública é apenas a abrangência destes países para estas coisas.

4 comentários

Comentar post