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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

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da pedagogia e em busca do pensamento livre

equidade e educação

23.10.11

 

 

 

 

 

Na última sexta-feira assisti a conferências muito interessantes à volta do tema "equidade e educação". Os debates que se seguiram foram animados e prolongaram a sessão por 3 horas. Como o Paulo Guinote referiu aqui, a espécie de algoritmo que lancei na semana anterior foi motivo de debate. No final da sessão, um jovem que tem acompanhado as diversas conferências disse-me: falaram muito no seu algoritmo, mas fizeram o contrário; 90% do tempo foi gasto com as escolas e com os professores e a pequena parte sobrante ficou para a sociedade e para as famílias. Concordei. O estado é tal, que tenho a sensação que já ninguém consegue discutir educação sem ser dentro da escola. Quando se sai é para dissertar a propósito da rede escolar e das suas ofertas.

 

Na próxima sexta-feira temos as últimas conferências deste ciclo e dedicadas aos "media e a educação". Será curioso observar a forma como os jornalistas tratam o algoritmo. E isso é muito importante nas sociedades actuais. É que a excessiva mediatização da escola e da actividade dos professores não é inocente e institui nos decisores políticos um livre de trânsito para a constante terraplenagem organizacional e para o aumento da má burocracia. Para além disso, os decisores "esquecem-se" que antes da escola está a sociedade e entram num inconsequente frenesi dito reformador. Não há cultura organizacional que se afirme nessas condições e isso parece interessar a quem olha para o sistema escolar apenas como uma boa oportunidade de negócio.

 

 

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