Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

em busca do pensamento livre

Correntes

em busca do pensamento livre

sua excelência (3)

05.03.08
duascabecas.jpg

Sua Excelência tinha um escrupuloso respeito pelas hierarquias: era déspota para os que lhe estavam abaixo e servil e excessivamente delicado para os que lhe estavam acima; ficava sempre temeroso quando se dirigia a reuniões externas: movimentava-se com a determinação mental de pôr em prática a doutrina que lhe ordenassem.

Certa vez, deu-se a uma conferência com um orador muito acima da sua escala. A divisa estava estampada à entrada: duas cabeças fazem - fazem em letra “bold” - muito melhor de que uma e por aí adiante.

Fixou-se mais nas duas cabeças, apenas; desconhecia o conceito de adiante.

Sua Excelência, não regressou sem antes passar por uma loja de espelhos: colocou um à frente e outro atrás, no lugar onde sempre se via ao acordar. Passadas semanas, elevou - para o espanto geral - a um posto superior, o funcionário que considerava como o mais inábil.

- Só se foi, porque, na semana passada, e quando Sua Excelência acabou de atender dois telefones em simultâneo, disse-lhe: Sua Excelência é tão competente que parece que tem duas cabeças - relatou, ainda incrédulo, o promovido.




(Reedição. 1ª edição em 11 de Setembro de 2006.
Quer ler o que já escrevi sobre educação?

Clique aqui.)

16 comentários

Comentar post