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Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

nivelar

05.05.11

 

 

 

 

Não é do senso comum, mas não é preciso ser-se um Einstein da gestão de grupos para se compreender que quando se generaliza um procedimento que nivela para baixo os factores de controlo das pessoas, os níveis do desempenho na organização tendem a seguir a tendência.

 

Não é fácil estabelecer numa organização mecanismos profissionais que elevem os sentimentos de autonomia e responsabilidade. Levam tempo e só se afirmam pelo exemplo.

 

A vontade de punir a partir dos maus exemplos espreita a cada esquina. Quando alguém quer punir um pequeno grupo de "malandros" numa actividade profissional e cria mecanismos de controlo que afectam todos, cai num logro que não só não detecta os "perseguidos" como desmobiliza as "locomotivas" da organização. Não há nada melhor para a correcção dos desvios do que a antiga asserção: olhos nos olhos e na mais absoluta discrição.

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