Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

Correntes

da pedagogia e em busca do pensamento livre

a força da razão é o fim desta avaliação

24.03.11, Paulo Prudêncio

 

 

É com emoção que estou a teclar, confesso. Conforme o Paulo Guinote informa aqui, tudo indica que esta avaliação do desempenho cai amanhã. Depois de tanto escrever sobre este quase fascismo por via administrativa, seria natural que terminasse o post com este parágrafo. Mas isto merece mais.

 

Venho agora de Santo Onofre. Uma grande amiga lembrou-me uma intervenção minha numa reunião geral de professores no auge da luta e na altura em que o governo se serviu de gente inclassificável para destituir o Conselho Executivo: "temos estado com algum sossego porque temos lutado muito. Agora é que vai começar a doer e a luta vai ser longa. Exige-se uma resistência inteligente e será desnecessária a existência de heróis ou de mártires". Desculpem-me localizar, mas são muitos os meus colegas que quero homenagear: sublinho a sua lição de dignidade e de profissionalismo.

 

Sei, e agora ainda melhor, que a mais dura das derrotas é quando se vê todos os dias a razão a vencer, mas em que a vitória final tarda em acontecer. Amanhã será um dia histórico. Espero que todos saibam tirar as devidas ilações.

 

 

64 comentários

Comentar post